Fundamentos Teóricos do Grupo Reflexivo e de Apoio ao Luto

COMO SE DÁ FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO A PESSOA EM LUTO/GRAL?

A formação do GRAL ocorre a partir de 3 etapas: a constituição do grupo, realização dos encontros reflexivos e avaliação final do grupo(11)

A constituição do grupo ocorre mediante a realização de entrevista de acolhimento inicial com  a pessoa enlutada interessada em participar de um GRAL, e que possibilita apresentar previamente o que é um GRAL.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Pessoas a partir de 18 anos que estejam vivendo um luto por morte de uma pessoa significativa, no mínimo a há um mês.

Na  realização dos encontros reflexivos de cada GRAL são trabalhados os seguintes aspectos:

  • Acordo de convivência: Significa definir alguns acordos que servem para mediar o comportamento de todos os participantes, por exemplo, as formas de comunicação em caso de falta, atrasos e se novos participantes poderão entrar no grupo após o seu início;
  • Agenda grupal: Significa uma lista de temas possíveis que poderão ser trabalhados ao longo dos encontros reflexivos e que é produzida à medida que cada participante compartilha a sua história pessoal de perda;
  • Disparadores de conversas:  Trata-se dos temas selecionados pelos participantes considerando a agenda grupal e que são abordados em cada encontro.
  • Perguntas reflexivas: São perguntas usadas a fim de se obter informações sobre a história pessoal de cada participante em relação ao tema que foi escolhido da agenda grupal (perguntas condicionais) bem como quando se busca promover a circulação de reflexões oriundas dos próprios participantes (perguntas conversacionais)(25);
  • Atividades de ligação: Trata-se de uma atividade que pode ser realizada pelos participantes no intervalo dos encontros do grupo, por exemplo a confecção de um diário de viagem composto por algumas das atividades como ouvir músicas, ver filmes, identificar objetos de apego ou mensagens que lembrem a pessoa que morreu;
  • Postura reflexiva:  Envolve a auto-observação dos facilitadores quanto às narrativas dos participantes que estão circulando no grupo e como isso os está impactando;
  • Síntese do encontro: este momento tem duas etapas, a primeira é denominada de ‘hora do chá’ (visa promover um descanso e descontração) e a segunda visa preparar os participantes para as reflexões finais de cada encontro;
  • Momento da despedida: Trata-se do encerramento do encontro grupal e ocorre mediante as sugestões dos participantes presentes no encontro.

E na avaliação final de cada GRAL, realizamos conversações no momento de finalização do grupo considerando as vivências e reflexões construídas entre participantes e facilitadores ao longo dos encontros reflexivos. 

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